quarta-feira, 18 de julho de 2012

Meu doc "Barras e Barreiras" ganha prêmio de aquisição na TV Brasil como melhor média metragem na "6a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América Latina"

Control C e Control V de uma matéria da Folha do Interior (RJ) sobre a premiação da "6a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América Latina", festival internacional de cinema ao qual participei em 2011 com meu documentário "Barras e Barreiras". Após 15 anos de "luta" e 10 desde meu primeiro documentário "Mass hysteria", recebo o primeiro prêmio como diretor, uma honra enorme considerando a relevância do evento, o fato de ganhar através do voto dos espectadores, que assistiram à programação nas 26 capitais estaduais + Brasília (capital federal), e ainda, o fato de ter produzido literalmente sem um tostão, sem patrocínio algum, sem apoios, enfim. 


Quanto aos agradecimentos:  Primeiramente Deus. Logo em seguida, quero compartilhar esta vitória com minha família, principalmente meus pais, que acompanharam toda minha trajetória, incluindo as tantas portas fechadas, os desabafos, a falta de patrocínios etc. Ainda, quero compartilhar esta conquista com meus amigos mais verdadeiros, que também acompanharam os momentos bons e ruins. Minha amiga Kelly Alves, protagonista do filme, com certeza é responsável pelo sucesso de "Barras e barreiras", por ter conseguido cativar o público com sua sinceridade, simpatia e jeito genuino de ser. Martins Alves acompanhou parte da produção e graças a ele conheci Kelly. Continuando, agradeço os espectadores da 6a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América Latina por ter apreciado meu documentário e, em pratica, por entregar este prêmio para a gente. Minha gratidão vai também à TV Brasil, da qual sou fã e em cuja programação assisti documentários de ótima qualidade: iniciativas como estas estimulam a produção audiovisual independente, no meu caso, aquela realizada "com uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" (como dizia alguém chamado Glauber), quer dizer, a produção sem verba alguma. Compartilho esta felicidade com os que foram meus professores de cinema em Milão, principalmente o finado Silvano Cavatorta, mas também aproveito para compartilhar este momento e felicidade com Sóstenes Carneiro Lopes, cujos 3 cursos de extensão em fotografia ajudaram muito a melhorar a estética das minhas produções. Ciente de quanto eu precise melhorar como documentarista e realizador audiovisual, compartilho, enfim, com aqueles e aquelas colegas que nunca ganharam nada em festivais e sugiro não desistir, pois é com muito orgulho que afirmo ter sido um de vocês até...semana passada...apesar das tantas seleções de minhas (auto)produções em festivais nacionais e internacionais de cinema. Assim é a vida: após 15 anos de "Barras e barreiras" cinematográficas, este prêmio tem um gostinho a mais...!Se alegre quem me quer bem e quanto a mim, estou aqui ralando na edição do meu novo documentário "Aqui vale tudo", com suas 40 horas de material bruto!Grato por divulgar, abraços.
Riccardo Migliore
Endereço da matéria abaixo: 


http://www.folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?id=48121&t=6%C2%AA+Mostra+Cinema+e+Direitos+Humanos+na+Am%C3%A9rica+do+Sul
Cultura
Publicada em 18 de julho de 2012 - 9 h 59
6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul



27 cidades brasileiras receberam Festival de Cinema e Direitos Humanos em 2011
Um total de 46 filmes, incluindo títulos inéditos no país, foi exibido na programação da 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que aconteceu de 10 de outubro a 1º de dezembro 2011, atingindo, nesta edição Brasília e as 26 capitais estaduais brasileiras.
A TV Brasil, emissora pública brasileira de sinal aberto e parceira da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, concedeu três prêmios no evento 2011. Eleitos pelo público presente nas sessões em 26 estados e no Distrito Federal, os contemplados recebem pagamento nos valores abaixo informados, assegurando à Empresa Brasil de Comunicação o direito de exibí-los ilimitadas vezes pelo período de 36 meses.


MELHOR CURTA-METRAGEM - R$ 8 MIL REAIS
O Plantador de Quiabos - El Plantador de Quimbombó
Coletivo Santa Madeira
Brasil, 15 min., 2010, fic.


MELHOR MÉDIA-METRAGEM - R$ 14 MIL REAIS
Barras e Barreiras, Retrato de Kelly Alves - Barras y Barreras, Retrato de Kelly Alves
Riccardo Migliore
Brasil, 38 min., 2011, doc.


MELHOR LONGA-METRAGEM - R$ 30 MIL REAIS
Camponeses do Araguaia - A Guerrilha Vista por Dentro - Campesinos del Araguaia - La Guerrilla Vista por Dentro
Vandré Fernandes
Brasil, 73 min., 2010, doc.


Já começou a edição deste ano com a abertura da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. As inscrições vão até o próximo dia 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário