domingo, 29 de maio de 2011

ainda sobre o evento "6º Festival Brasil Cinema Contemporâneo", de Milão, Itália

Milão - 6º Festival Brasil Cinema Contemporâneo

Hildegard Angel e Sergio Rezende participam de debate com o público 
 No último dia 22, encerrou-se no cinema Gnomo, em Milãoo 6° Festival Brasil Cinema Contemporâneo. Cerca de 1.200 pessoas assistiram às sessões ao longo dos seis dias de festival.
Foram exibidos o longa-metragem "Elvis e Madona" (2010), de Marcelo Laffite, os curtas "Material Bruto" (2007), de Ricardo Alves Júnior, e "Sapos e Afogados" (2004), de Juliana Barretoe o documentário "Cortina de Fumaça" (2010), de Rodrigo Mac Niven.
Foram exibidos também, com grande destaqueos longas "As Melhores Coisas do Mundo" (2010), de Laís Bodanzky, "O Sol do Meio-Dia" (2010), de Eliane Caffé, e "Malu de Bicicleta" (2010), de Flávio Tambellini O filme "Seu Cavaco, Dom Bandolim e o Choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema" (2010), de Riccardo Migliore*, marcou a homenagem à música brasileira no festival
Além da exibição dos filmes, o festival promoveu encontros entre diretores e público, como o ocorrido entre o diretor Sérgio Rezende e a jornalista Hildegard Angel (filha de Zuzu) e cerca de 45 espectadores, logo após a exibição de "Zuzu Angel" (2006), no dia 19. (26/05/2011)

do site do MRE (Ministério das Relações Exteriores)
http://www.dc.mre.gov.br/festivais-e-concursos/milao-6o-festival-brasil-cinema-contemporaneo


*e Thaíse Carvalho (esqueceram!!!)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Matéria sobre cinema brasileiro...à milanesa!!!!!

Alternativos à milanesa

Público italiano tem chance de conhecer um outro lado do Brasil na sexta edição do Festival Brasil Cinema Contemporâneo, realizado entre 19 e 23 de maio em Milão
Guilherme Aquino
Tamanho do texto: A  A  A
Enviar por e-mail Fale com a gente
Fora e dentro da grande tela, a imagem do Brasil projetada no exterior é a melhor dos últimos 80 anos. Basta pensar nos tempos da portuguesa Carmen Miranda e do papagaio Zé Carioca. Um festival de cinema independente pode ser uma boa forma de apresentar filmes que revelem um legítimo cartão de visitas do País, exibindo películas que escapam aos interesses das grandes distribuidoras, oferecendo uma segunda chance aos filmes e uma primeira oportunidade à plateia.

O Festival Brasil Cinema Contemporâneo realizado em Milão cumpriu essa dupla função ao apresentar sete longas, seis curtas-metragens e um documentário, além de antecipar um lançamento nacional, Elvis e Madona, com previsão de estreia para julho. "A seleção dos filmes é sempre muito cuidadosa. A ideia é dar uma visão panorâmica do País. O que eu fiz foi juntar produções que, de uma forma ou de outra, revelassem o momento atual do Brasil e as questões sociais e históricas que afligem a sociedade brasileira e também a italiana. Penso, por exemplo, na batalha dos direitos civis, a questão das drogas, da saúde mental, da juventude, da luta política... São filmes que também respondem ao interesse dos italianos sobre o Brasil", explica a curadora Regina Nadaes Marques, que pela sexta vez está à frente do festival.

Os filmes foram exibidos no cinema Gnomo, conhecido por priorizar produções fora do circuito e, por isso, acostumado a receber um público atento e formador de opinião. No programa, havia ainda debates com diretores na sala escura e nas salas de aula de duas universidades de Milão.

Os italianos puderam assistir às obras dos cineastas Laís Bodanzky (As Melhores Coisas do Mundo), Eliane Caffé (O Sol do Meio-Dia), Flávio Tambellini (Malu de Bicicleta, animado), Rodrigo Mac Niven (Cortina de Fumaça), Marcelo Laffitte (Elvis e Madona), Mariana Caltabiano (Brasil Animado), Sérgio Rezende (Zuzu Angel), Riccardo Migliore e Thaíse Carvalho (Seu Cavaco, Dom Bandolim e o Choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema) e Ricardo Alves Júnior (Sapos e Afogados e Material Bruto).

Para Mac Niven, o incremento das produções nacionais reflete o crescimento da importância da cultura brasileira e o aumento do interesse dos estrangeiros por ela. "Mas a distribuição é difícil. Rodamos os festivais para dar visibilidade à obra que trata de um tema universal, como o das drogas e das suas consequências para a sociedade", explica ele.

A apresentação de filmes nacionais no exterior, por mais paradoxal que seja, pode abrir portas para sua exibição no País. "Hoje, existe, sim, esse brio do brasileiro de se valorizar mais, mas ainda temos essa mania de desprezar o que é nacional e essa mentalidade é um dos nossos maiores inimigos", afirma a jornalista Hildegard Angel, presente na exibição do filme sobre sua mãe, a estilista Zuzu, que pagou com a vida a busca pelo filho desaparecido nos porões da Ditadura Militar. Ainda inédito no Brasil, o filme Elvis e Madona foi eleito pelo público como o grande vencedor do Brasil Cinema Contemporâneo.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Docs da Paraíba e de Pernambuco representam o Nordeste na 8ª CineDocumenta, em Ipatinga (MG)

Docs da Paraíba e de Pernambuco representam o Nordeste na 8ª CineDocumenta, em Ipatinga (MG)
Mostra começa nesta segunda-feira (16)

Gerais Simão Mairins – www.cartazdecinema.com.br


Começa nesta segunda-feira (16), a 8ª Cine Documenta – Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga, em Minas Gerais. Na edição deste ano, o Nordeste será representado por trabalhos da Paraíba e de Pernambuco, das cidades de Campina Grande (PB), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
Na quarta-feira (18), "Casa de Lirismo" (19 min.), de Thomas Freitas, abre a participação nordestina na mostra. O curta documenta o universo do poeta popular Nelson Barbosa – em João Pessoa – através de uma narrativa ficcional baseada em suas rimas e personagens e um mito do Nordeste. Em 2010, o trabalho integrou a programação do 13º Fenart (Festival Nacional de Arte da Paraíba) e do 21º Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo, onde foi premiado com o troféu Luis Orlando Silva, oferecido ao curta que mais contribuiu ao desenvolvimento da linguagem e do cinema.
 
Na sexta (20), é a vez do pernambucano "Retratos" (17 min.), de Leo Tabosa e Rafael Negrão. O doc, que conta a história de seis travestis com atividades profissionais distintas, procura quebrar estereótipos e preconceitos mostrando como todos podem ter uma vida igual à de qualquer outra pessoa. Premiado como melhor documentário no Festival de Cinema Digital de Jericoacoara (CE), melhor vídeo e melhor direção no Focus-Brazil Vídeo Fest (EUA), o curta foi realizado como trabalho de conclusão de curso dos diretores, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Também no dia 20, será exibido, na sessão de longas, o paraibano "Seu Cavaco, Dom Bandolim e o choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema" (52 min.), sobre o músico José Ribeiro da Silva, mais conhecido como Mestre Duduta. Assinam a direção Riccardo Migliore & Thaíse Carvalho.

Migliore também é o diretor de "Barras e barreiras, retrato de Kelly Alves" (38 min), sobre uma transsexual que, prestes a fazer sua cirurgia de mudança de sexo, conta como enfrentou diversas adversidades ao longo da vida. O doc será exibido no dia 22, na sessão e médias-metragens.

Matéria original no site: http://www.cartazdecinema.com.br/?q=post&idpost=94 

domingo, 22 de maio de 2011

Matéria sobre SEU CAVACO, DOM BANDOLIM E O CHORO DE MESTRE DUDUTA (...)"

Uma das matérias que foram escritas sobre o nosso doc durante o 16o festival "É Tudo Verdade":
 
do site: http://www.tijucafilmes.com.br/content.php?link=noticias.php 
 
06/04/11 - Emotivos e interessantes, documentários brasileiros contam histórias sobre samba e choro
Dois documentários brasileiros, participantes da série "O Estado das Coisas", dentro do É Tudo Verdade, mapeiam o panorama musical brasileiro de forma diferente, com resultados desiguais em suas estruturas internas, mas sempre emotivos e interessantes.

"As Batidas do Samba", de Bebeto Abrantes, parte de um grupo de músicos para realizar uma impressionante reflexão sobre a evolução do samba desde o começo do século 20, passando por subgêneros como o samba-enredo e pelas mudanças no andamento e no comportamento dos músicos.


Cena do filme Seu Cavaco, Dom Bandolim e o Choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema", de Riccardo Migliore e Thaíse Carvalho


"Seu Cavaco, Dom Bandolim e o Choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema", de Riccardo Migliore e Thaíse Carvalho, faz um caminho ligeiramente diferente. Parte de um músico, José Ribeiro da Silva, o Mestre Duduta do título, para entender o choro de Campina Grande, na Paraíba, por meio da arte de seu principal músico, que também era criador de instrumentos, e de seus familiares.

São 50 minutos que registram esse músico que abre sua casa, aos domingos, para quem quiser escutar sua música, ou tocar junto com ele. Uma ode ao poder da música de unir as pessoas e deflagrar sentimentos. O grande mérito de "As Batidas do Samba", de Bebeto Abrantes, é que nos sentimos como se estivéssemos realmente conversando com os sambistas, aprendendo com eles os macetes do samba, suas histórias, as curiosidades de cada instrumento e as evoluções nas batidas e andamentos.

Em diversos momentos parecemos estar nas rodas de samba, saboreando a mesma cerveja, compartilhando do mesmo espírito, recebendo o bom humor desses músicos. Em outros, nos sentimos numa aula particular, com os músicos destilando seus conhecimentos de forma didática e agradável.

Em um dos diversos trechos de uma longa e prolífica entrevista com o baterista Wilson das Neves, em que mostra algumas diferenças na batida dos sambas ao longo dos anos, ele diz que cada música tem sua história, que diz o ritmo que ela quer, o andamento, como ela deve ser cantada, e que música é algo muito sério, é a voz da alma. Tocante depoimento que resume a fascinação por traz dessa arte de tamanho apelo popular, e resume a simpatia dos músicos que acompanhamos durante os 82 minutos de duração.

LEIA MAIS
Diretor brasileiro usa imagens raras de Santos Dumont em dois filmes exibidos no É Tudo Verdade
O maior problema do filme é o comportamento da câmera, que realiza alguns movimentos desajeitados (daqueles que alguns fazem para que percebamos que a câmera está na mão). Não se trata de pedir sempre a câmera fixa, mas de clamar por um cuidado maior para que essa moda de câmera boba e embriagada seja logo ultrapassada e voltem a filmar as coisas como uma pessoa as vê.

Não são em todos os momentos que esse problema pode ser percebido. Tendemos até a relevá-lo conforme a música vai nos conquistando. Mas é um senão dentro de uma obra que tem tamanhas qualidades e atrações para quem gosta de samba. Poderia ter sido evitado. Faria bem ao filme.

A câmera em "Seu Cavaco, Dom Bandolim e o Choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema" se comporta de maneira mais clássica, privilegiando as pessoas, não a vontade de se filiar ao lugar comum mais pernicioso do cinema contemporâneo (documentário ou não). E a música, como no outro filme, é de uma incrível excelência.

Com suas diferenças e características, contudo, ambos os trabalhos são dignos de elogios, ainda mais se considerarmos o panorama das atuais leis de incentivo, que privilegiam os aspectos burocráticos no lugar dos artísticos.

Clique no nome do filme para saber as datas e horários de As Batidas do Samba" e "Seu Cavaco, Dom Bandolim e o Choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema", com informações do site oficial.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

FESTIVAL IBERO-AMERICANO CINESUL 2011: "SEU CAVACO, DOM BANDOLIM E O CHORO DE MESTRE DUDUTA (...)" SELECIONADO NA MOSTRA BOSSAS MUSICAIS

Segue abaixo a seleção de nosso documentário no CINE SUL 2011 - FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA E VÍDEO, que terá lugar em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Bossas Musicais

LA ORQUESTA DE LAS MARIPOSAS / ISABEL SORIA / ESPANHA
NO BAQUE / CARLON HARDT / BRASIL
NO BALANÇO DE KELLY / ANDRÉ WELLER / BRASIL
SEU CAVACO, DOM BANDOLIM E O CHORO DE MESTRE DUDUTA NA RAINHA DA BORBOREMA / RICCARDO MIGLIORE & THAÍSE CARVALHO / BRASIL
O TOQUE DA GAITA DE FOLES / LUÍS MARGALHAU / PORTUGAL
SEX BEATLES MEMORABÍLIA / MARCELO MARTINS / BRASIL
MEU AVÔ, O FAGOTE / TATIANA DEVOS GENTILE / BRASIL
LET’S PLAY THAT – A MÚSICA NA ERA DIGITAL / CAMILA CARAZZATO E GUTO JABUTI / BRASIL
TEMPO / PATRICIO MUÑOZ G / CHILE
SONAR / SAMUEL MUÑOZ GÓMEZ / MÉXICO
ENSAIO CHOPIN / ALEXANDRE LINO / BRASIL
AOS BERROS-MOVIMENTO PUNK EM JUIZ DE FORA / DAVI FERREIRA CO-DIREÇÃO: ALINE FREITAS E JIMMY KLAUS. / BRASIL
ORQUESTRA DO SOM CEGO / LUCAS GERVILLA / BRASIL
BANDART: UNA ORQUESTA EN BUSCA DE LIBERTAD / IVÁN VALDÉS / ESPANHA
MOACIR / TOMÁS LIPGOT / ARGENTINA
É CANDEIA / MARCIA WATZL / BRASIL

Blog oficial do CineSul 2011, com todos os selecionados: 

http://festivalcinesul.blogspot.com/search?updated-max=2011-05-13T18%3A05%3A00-03%3A00&max-results=7

Obrigado à curadoria do Cinesul e parabéns ao amigo Marcos Enrique (Janela Molhada) pela seleção no Cinesul e o sucesso do filme no Cine PE!


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mostra Moinho de Cinema no Espaço Cine Digital/Funesc/João Pessoa, sexta dia 20/5 e sábado dia 21/5/2011

Mostra Moinho
Nos dias 20 e 21 de maio às 19:30h, no Espaço Cine Digital/ Espaço Cultural - FUNESC - JoãoPessoa, acontece uma mostra com oito filmes produzidos ou apoiados pelo Moinho de Cinema da Paraíba. A mostra tem a entrada gratuita e indicação para maiores de 16 anos (mais informões: 3211-6281)

Programação

Dia 20/05 (sexta-feira)- 19:30h


As Bonecas de Davi (dir. Ronaldo Nerys)- fic. 14min- 2008

Metanóia (dir. Ronaldo Nerys) – experim. 07 min- 2008

Camelos de Ingá (dir. Carlos Mosca e Ronaldo Nerys)-doc. 15 min- 2008

Luzes de Uma Noite (dir. Ricardo Migliore)- fic. 18 min- 2009

Reveilon (dir. David Sobel)- vídeo art. 07 min – 2009

Debate com o realizador Carlos Mosca




Dia 21/05 (sábado)- 19:30h

Temática Gay

Maria de Kalú (dir. Carlos Mosca e Ronaldo Nerys)- doc. 14min- 2009.

Depois da Curva (dir. Helton Paulino)- fic. 18min- 2009

Amanda e Monik (André da Costa)- doc. 17 min- 2008

Debate com o ator Nanego Lira

Valeu Mosca e galera!Abraços, Paz e filmes por aí!

terça-feira, 17 de maio de 2011

"SEU CAVACO, DOM BANDOLIM E O CHORO DE MESTRE DUDUTA NA RAINHA DA BORBOREMA" EM MILÃO, ITÁLIA, EXIBIÇÃO NO CINEMA GNOMO, QUINTA DIA 19 ÀS 22HRS E DOMINGO DIA 22 ÀS 18HRS

"6a Rassegna Brasile Cinema Contemporaneo"

Quem passar por Milão, Itália, nesta semana...haverá duas exibições do documentário "SEU CAVACO, DOM BANDOLIM E O CHORO DE MESTRE DUDUTA NA RAINHA DA BORBOREMA" (Direção Riccardo Migliore e Thaíse Carvalho, DV NTSC, tela 16:9, duração 52 minutos, Brasil/2011), no âmbito da "6a Rassegna Brasile Cinema Contemporaneo", org. IBRIT em parceria com Ufficio Cinema da Prefeitura de Milão, Consulado geral do Brasil, TAM linhas aéreas.

Endereço: CINEMA GNOMO, Via Lanzone (MM Sant' Ambrogio), Milano (quantas vezes eu fui...uma vez conheci o cineasta suiço Alain Tanner e vi TODOS os seus filmes!!!!!). "Seu Cavaco, Dom Bandolim (...)" será exibido na quinta, dia 19/5/2011 às 22 hrs, e no domingo, dia 22/5/2011 às 18 hrs.

E quem passar por Ipatinga (MG), nesta mesma semana haverá a exibição, no âmbito do 8o Festival Cine Documenta, de "Seu Cavaco, Dom Bandolim (...)", na sexta, dia 20/5 às 21:00, no Parque Ipanema; sendo que no domingo, dia 22/5. às 20:15 hrs, no mesmo local, será a estréia nacional de "Barras e Barreiras, retrato de Kelly Alves" (direção: Riccardo Migliore, Produção: Martins Alves e Riccardo Migliore; HDV, NTSC, tela 16:9, duração 38 minutos, Brasil, 2011), sobre a transsexual Kelly Alves (PB).

Será uma honra participar de ambos os eventos, sendo que exibir um doc na cidade onde nasci, representando o país que há mais de seis anos me adotou, valorizou (e me aguenta!), é razão de uma enorme satisfação.

Para quem for num dos eventos, ou em ambos (!!!), desejo um ótima exibição...

E para quem, como eu, não tiver como ir (!!!), poderá assistir um trecho online no site da TV GLOBO:

http://video.globo.com/Videos/Player/0,,GIM1475260-7759-ASSISTA+A+UM+TRECHO+DO+FILME+SEU+CAVACO+DOM+BANDOLIM+E+O+CHORO+DE+MESTRE+DUDUTA,00.html

Abraços a tod@s e boa curtição!

Riccardo Migliore
Documentarista/Produtor Independente
www.onelovefilmes.blogspot.com

 Parecerista Credenciado SAV/MinC
+83 88821181

 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

IV PROJETO CINESTÉSICO: DIVULGAÇÃO DO CINEMA PARAIBANO NA PB E NO RJ


RECEBI POR E-MAIL E REPASSO, POIS TRATA-SE DE UMA INICIATIVA INTERESSANTE E DIGNA DE ELOGIOS POR PARTE DE TODOS NOS REALIZADORES AUDIOVISUAIS “PARAIBANOS”, DE FATO OU DE ADOÇÃO!!! GRANDE VIRGÍNIA!!!! (INCLUSIVE O ANO PASSADO TINHA UM MEU CURTA!!!!), abraços, divulguem e participem...
Riccardo

Inscrevam-se gratuitamente pelo e-mail cinestesico@gmail.com

            A presença nos espaços e tempos promovidos pela IV Mostra é totalmente gratuita e dá direito à certificação de participação acadêmica, mas para tal é necessário fazer a inscrição, dias 16 e 17 de maio de 2011, na Praça da Alegria com o estudante Delosmar Magalhães ou enviando desde já um e-mail com o assunto “INSCRIÇÃO NA IV MOSTRA” para cinestesico@gmail.com, com nome completo, idade, e-mail, endereço, telefone, curso, período, e indicando as atividades e os dias dos quais o interessado deseja participar - favor conferir a programação no blog do Projeto Cinestésico, no qual haverá informações mais detalhadas: http://projetocinestesico.blogspot.com .





Projeto Cinestésico realiza IV Mostra Interestadual do Cinema Paraibano

Programação terá exibições de produção audiovisual de toda Paraíba

            Apresentar à Paraíba e ao Rio de Janeiro o acervo das produções cinematográficas do nosso estado, sobretudo as do interior, mas sem excluir as da capital, é a proposta da IV Mostra Interestadual do Cinema Paraibano - PB/RJ, que acontecerá na UFPB nos dias 18, 19 e 20 de maio, no Auditório do Centro de Educação (CE) e no Mini-Auditório do SESC-PB. A IV Mostra é uma das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Projeto Cinestésico , coordenado pela Prof.ª Dr.ª Virgínia de Oliveira Silva  e vinculado à Linha de Pesquisa Linguagens Audiovisuais, formação cidadã e redes de conhecimento do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Participação Cidadã do Programa do Pós-Graduação em Educação e ao Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.
Na programação, destacam-se tanto a exibição de filmes e vídeos paraibanos de todo o estado, mas prioritariamente do interior, quanto as mesas redondas com o objetivo de dialogar com seus produtores e realizadores sobre as dificuldades e as gratificações de se fazer cinema em terras paraibanas. É a partir desse cenário que surge o tema da Mostra nesse ano de 2011: Festa do Interior.
            A IV Mostra realiza exibições matutinas dos filmes selecionados pela curadoria do Projeto Cinestésico, seguidas de debates, e à tarde oferece Mini-Cursos sobre questões relacionadas ao campo do cinema e da educação, ministrados pela Prof.ª Virgínia Silva, do Curso de Pedagogia da UFPB, e pela Prof.ª Dr.ª Marília Lopes de Campos, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), profissionais realizadoras de estudos, extensão e pesquisas na área. Além disso, há a Mostra das Mostras, na qual são exibidos a cada noite alguns filmes pertencentes a uma das três mostras anteriores; logo após, ocorre a Socialização de Trabalhos Acadêmicos desenvolvidos pelos membros do Projeto Cinestésico e de alguns de seus parceiros, como o Cineclube Jomard Muniz de Britto e o Coletivo COMJUNTO; culminando com a Roda de Diálogo em que público e expositores trocam impressões e informações.
            Por ser interestadual, a Mostra se realiza aqui na Paraíba em algumas cidades (desde a primeira edição, já ocorreu em João Pessoa, Cajazeiras, Bananeiras e em Queimadas) e em mais três cidades do Estado do Rio de Janeiro. A edição da IV Mostra foi realizada na UFRRJ, no Campus de Seropédica, em 18/04/2011; e no Campus de Nova Iguaçu, no dia 25/04/2011; e também ocorrerá na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Campus Maracanã, na capital, Rio de Janeiro, de 06 a 08/06/2011.
            Em 2011, o Projeto Cinestésico tem a honra de firmar parceria com o SESC da Paraíba e todos os filmes selecionados para compor a IV Mostra, após a sua exibição matutina na UFPB, serão reprisados, duas vezes no mesmo dia, às 15h e às 18h, no Mini-Auditório do SESC de João Pessoa. Tal parceria pressupõe ainda o agendamento da circulação da IV Mostra por todas as unidades do SESC presentes no Estado da Paraíba (Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras), garantindo-se assim a maior difusão da produção paraibana na própria Paraíba.

Breve Histórico

A I Mostra ocorreu em abril de 2008, sob a temática “Tradição e Renovação: Limites e Possibilidades”, exibindo e debatendo 19 filmes de diferentes gerações, compondo uma interessante retrospectiva cronológica das produções do estado, desde a década de 1960 até os dias atuais; a segunda se deu em junho de 2009, com o tema “Fazer audiovisual na Paraíba: Razão e/ou Paixão? Lucidez e/ou Loucura?”, reuniu 24 filmes, dedicando-se a ampliar tanto a abrangência da discussão quanto o espectro geográfico da origem das produções para além do eixo João Pessoa - Campina Grande, contemplando todas as mesorregiões da Paraíba e oferecendo oficinas diversas. Característica que veio se mantendo e se consolidando tanto por ocasião da terceira edição que, sob o tema “Cenários da Produção Glocal”, difundiu 21 filmes e promoveu oficina, em julho de 2010, durante o XXXI Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação, contando com um público formador de opinião e oriundo de todo o Brasil; quanto agora, em maio de 2011, na IV Mostra quando apresenta o tema “Festa do Interior”, duas oficinas e 16 filmes dos 4 cantos da Paraíba.

Comissão Organizadora

Prof.ª Dr.ª Virgínia de Oliveira Silva – Coordenadora da Linha de Pesquisa Linguagens Audiovisuais, Formação Cidadã e Redes de Conhecimento - PPGE/UFPB
Prof.ª Dr.ª Marília Lopes de Campos – Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação no Campo - UFRRJ
Anna Lucena de O. Mello - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB - Voluntária do Projeto Cinestésico
Alexandre Santos - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB - Voluntário do Projeto Cinestésico
Carlos Edmário Nunes Alves - Ex-PIVIC, atual Voluntário do Projeto Cinestésico - CINECLUBE JMB
Delosmar Magalhães - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB - Voluntário do Projeto Cinestésico
Emerson da Cunha de Sousa - Ex-Voluntário PROBEX, atual Voluntário do Projeto Cinestésico - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB
Isa Paula - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB - Voluntária do Projeto Cinestésico
Janaíne Sibele Aires - Ex-PIVIC, atual Voluntária do Projeto Cinestésico - CINECLUBE JMB - BEIRA DA LINHA - CARTAZ DE CINEMA
Maria José da Silva - Ex-Bolsista PROBEX, atual Voluntária do Projeto Cinestésico - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB
Ruan Mendes - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB - Voluntário do Projeto Cinestésico
René Coelho - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB - Voluntário do Projeto Cinestésico
Simão Mairins - Coletivo COMJUNTO - CINECLUBE JMB - CARTAZ DE CINEMA - Voluntário do Projeto Cinestésico 

Colaboradores na PB
Membros da Linha de Pesquisa Linguagens Audiovisuais, Formação Cidadã e Redes de Conhecimento

Vera Célida - Mestre pelo PPGEAniele Assis - Mestranda do PPGE
Ítalo Agra - Mestrando do PPGE
Caio Gomes - Ex-Bolsista PROBEX, atual Voluntário do Projeto Cinestésico
Jéssica Barros - Ex-Bolsista PROBEX do Projeto Cinestésico
Gilmar Caramuru - Ex-Bolsista MONITORIA do Projeto Cinestésico
Kelly Carneiro- Ex-Bolsista MONITORIA do Projeto Cinestésico
Rayssa Brito - Ex-Voluntária PIVIC do Projeto Cinestésico
Ana Carla Ribeiro - Ex-Bolsista PROLICEN do Projeto Cinestésico
Thercles  Silva - Ex-PIVIC do Projeto Cinestésico
Diana Souza - Ex-Voluntária PROLICEN do Projeto Educação Legal

Apoio:
PB - PROJETO EDUCAÇÃO LEGAL; PPGE/CE/UFPB; VIAÇÃO PARAÍBA/UFPB; SESC-PB; CCHLA/UFPB; ADUF-PB; CINECLUBE JMB; COLETIVO COMJUNTO; CINEMA ADENTRO/ABD-PB
RJ - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/UFRRJ; IM/LEC/UFRRJ; LABORATÓRIO IMAGEM & EDUCAÇÃO/UERJ; PROPED/UERJ; FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UERJ

Solicitamos e agradecemos a plena divulgação em suas redes sociais!

Serviço:
Prof.ª Dr.ª Virgínia de Oliveira Silva
Coordenadora do Projeto Cinestésico – Cinema e Educação - PPGE – CE - UFPB
cinestesico@gmail.com                          http://projetocinestesico.blogspot.com/



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PPGE – CE
PROJETO CINESTÉSICO – CINEMA E EDUCAÇÃO

PROJETO DA
IV MOSTRA INTERESTADUAL DO CINEMA PARAIBANO - PB/RJ – FESTA DO INTERIOR
18 A 20 DE MAIO DE 2011
AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO – UFPB e MINI-AUDITÓRIO DO SESC DE JOÃO PESSOA – PB

Consolidando as ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo Projeto Cinestésico, o público que se fizer presente à IV Mostra Interestadual de Cinema Paraibano, receberá as seguintes Certificações de Participação:

Certificação 1

Participação nas exibições e debates, no período diurno:

8h30 às 12h – Auditório do Centro de Educação

  • 18/05 – manhã

  • Credenciamento Final (caso ainda existam vagas) – 8h30 às 9h
  • Abertura – 9h às 9h30
  • Exibições – 9h30 às 11h

·     “Os Romeiros da Guia”, de João Ramiro Melo e Vladimir Carvalho (Doc., 15’, 1962, Lucena-PB)
·    “A Bolandeira”, de Vladimir Carvalho (Doc., 10’, 1969, Vale do Sabugi-PB)
·     “Festa do Rosário de Pombal”, de Jurandir Moura (Doc., 16’, 1976, Pombal-PB)
·     “J. Borges”, de Laurita Caldas (Doc., 7’, 2003, Bezerros-PE e João Pessoa-PB)
·    “Alma”, de André Morais (Fic., 10’, 2004, Cuité-PB)

Obs.: Esses filmes serão exibidos novamente no Mini-Auditório do SESC de João Pessoa – PB, às 15h e às 18h.

  • Debate com os realizadores presentes – 11h às 12h
Mesa redonda com Laurita Caldas (João Pessoa-PB); André Morais (Cuité-PB); coordenada pelo Estudante Carlos Edmário Alves – Comunicação Social/RP/UFPB – COLETIVO COMJUNTO – CINECLUBE JMB – Voluntário do Projeto Cinestésico

9h às 12h – Auditório do Centro de Educação

  • 19/05 – manhã

  • Exibições – 9h às 11h
·          “O último Coronel”, de Machado Bitencourt (Doc., 13’, 1975, Campina Grande-PB)
·          “Instrumento detector de alguma coisa”, de Otto Cabral (Doc., 10’, 2007, Cabedelo-PB)
·         “Água Mole em Pedra Dura”, de Ivanildo Gomes (Doc., 14’, 2009, Soledade -PB)
·         “Sonata”, de Gian Orsini (Fic., 7’, 2009, João Pessoa-PB)
·          “O Velho do Rio”, de Leonardo Alves (Doc., 15’, 2010, Aparecida-PB)
·         “Na Memória dos Meus Avós – Umas Histórias”, de ASCUZA (Doc., 26’, 2011, Zabelê-PB)
·         “Na Memória dos Meus Avós – Outras Histórias”, de ASCUZA (Doc., 20’, 2011, Zabelê-PB) 

Obs.: Esses filmes serão exibidos novamente no Mini-Auditório do SESC de João Pessoa – PB, às 15h e às 18h.

  • Debate com os realizadores presentes – 11h às 12h
Mesa redonda com Elinaldo Rodrigues (João Pessoa-PB); Otto Cabral (Cabedelo-PB); Ivanildo Gomes (Soledade-PB); Gian Orsini (João Pessoa-PB); Leonardo Alves (Aparecida-PB);  Anael Neves (Zabelê-PB); coordenada pela Jornalista Janaíne Aires – Proj. Beira da Linha – COLETIVO COMJUNTO – CINECLUBE JMB - Voluntária do Projeto Cinestésico

9h às 12h – Auditório do Centro de Educação

  • 20/05 – manhã

  • Exibições – 9h às 11h
·    “Raízes do Sertão”, de Deleon Souto (Doc., 14’, 2011, Patos-PB)
·    “A Caixa d’água do Sertão”, de Diassis Pires (Doc., 32’, 2011, Coremas-PB)
·    “Travessia”, de Kennel Rógis (Doc., 15’, 2011, Coremas-PB)
·    “Metafísica”, de Eduardo Gomes (Fic., 15’, 2011, Dona Inês-PB)
·    “Olhar Particular”, de Paulo Roberto (Doc., 15’, 2011, Nazarezinho-PB)

Obs.: Esses filmes serão exibidos novamente no Mini-Auditório do SESC de João Pessoa – PB, às 15h e às 18h.

  • Debate com os realizadores presentes – 11h às 12h
Mesa redonda com Deleon Souto (Patos-PB); Diassis Pires (Coremas-PB); Kennel Rógis (Coremas-PB); Eduardo Gomes (Dona Inês-PB). Paulo Roberto (Nazarezinho-PB);  coordenada pela Prof.ª Dr.ª Virgínia de Oliveira Silva – Coordenadora do Projeto Cinestésico - PPGE-CE-UFPB


Certificação 2

Participação nos Mini-Cursos sobre Cinema e Educação

14h30 às 17h30 – Auditório do Centro de Educação

·      18/05 – tarde – Noções básicas da Linguagem Cinematográfica - Prof.ª Dr.ª Virgínia de Oliveira Silva (PPGE-CE-UFPB)
·       19/05 – tarde – A construção da representação pictórica da realidade - algumas contribuições da Pintura para o Audiovisual (Início) - Prof.ª Dr.ª Marília Lopes de Campos (IM-LEC-UFRRJ)
·       20/05 – tarde – A construção da representação pictórica da realidade - algumas contribuições da Pintura para o Audiovisual (Final) - Prof.ª Dr.ª Marília Lopes de Campos (IM-LEC-UFRRJ)


Certificação 3

Participação nas exibições da Mostra das Mostras e nas Rodas de Diálogos, após as Socializações Acadêmicas:

19h às 22h – Auditório do Centro de Educação

  • 18/05 – noite

·         Mostra das Mostras – A)Mostra da I Mostra – 19h às 19h32
·         “Álbuns de Memória – a fotografia da Paraíba”, de Elisa Cabral e Bertrand Lira (Doc., 13’30”, 2000, João Pessoa-PB); e
·         “Amanda e Monick”, de André da Costa Pinto (Doc., 18’, 2007, Barra de São Miguel-PB)

·         Socialização de Trabalhos Acadêmicos – 19h35 às 21h

1.       “Audiovisual e Educação Crítica: uma Experiência Extensionista”
Maria J. da Silva(1); Marília Lopes de Campos (3); Virgínia de O. Silva (3)
Centro de Educação/DHP/PROBEX - 2008
2.       “Os suportes audiovisuais na Educação”
Jéssica K. N. Barros (1); Virgínia de O. Silva (3); Marília L. Campos (3)
Centro de Educação/DHP/PROBEX - 2009
3.       “Vivenciando e Comunicando nossa Negritude e nossa Africanidade”
Kelly Carneiro (1); Gilmar Caramurú (1); Marília Campos (3); Virgínia Silva (3)
Centro de Educação/DHP/MONITORIA – 2009
4.      “Educação, gênero e condição humana em Vida Maria
Carlos Edmário Nunes (2); Virgínia de Oliveira Silva (3)
Centro de Educação/DHP/PROBEX – 2010

·         Roda de Diálogo – 21h às 22h
Dinamizador: Estudante Emerson Sousa - Comunicação Social/UFPB – COLETIVO COMJUNTO – CINECLUBE JMB - Voluntário do Projeto Cinestésico

  • 19/05 – noite

·         Mostra das Mostras – B)Mostra da II Mostra – 19h às 19h33

·         “Na Lata”, de Enver Cabral e Afonso Barbosa (Doc., 14’, 2009, J. Pessoa-PB); e
·         “Poesia e Rima”, de Luciano Ravel (Doc., 19’, 2009, Monteiro-PB)

·         Socialização de Trabalhos Acadêmicos - 19h35 às 21h

1.       “Infância, Cinema e Educação”
Caio Felipe Gomes Oliveira (1); Virgínia de Oliveira Silva (3)
Centro de Educação/DHP/PROBEX - 2010
2.       “Pixote, a lei do mais fraco ou o retrato da sociedade?
Rayssa M. T. de Brito(2); Virgínia de O. Silva(3); Mauricéia Ananias(4) Centro de Educação/DHP/PROBEX - 2010
3.       “O outro lado d’O Tambor e da História”
Diana D. do N. Souza (2); Virgínia de O. Silva(3); Ana T. Dürmaier (4)
Centro de Educação – DHP/PROBEX - 2010

·         Roda de Diálogo – 21h às 22h
Dinamizadora: Estudante Anna Mello - Comunicação Social/UFPB – COLETIVO COMJUNTO – CINECLUBE JMB


  • 20/05 – noite

·         Mostra das Mostras – C)Mostra da III Mostra – 19h às 19h12

·         “O Escuro”, de Anael Neves (Doc., 6’, 2008, Zabelê-PB) e
·         “Pensamento Severina”, de Dhiones Santos (Fic., 6’, 2010, Congo-PB)
·         “Maria de Kalu”, de Carlos Mosca e R. Nerys (Doc., 14’, 2009, Campina Grande-PB)

·         Socialização de Trabalhos Acadêmicos - 19h15 às 20h50

1.       “Audiovisual na academia: um resgate histórico”
Thercles de Araújo Silva (2); Virgínia de Oliveira Silva (3)
Centro de Educação/DHP/PIVIC - 2010
2.      “Experiências com o Audiovisual na Educação: Contribuições Fílmicas para um Ambiente Educacional Crítico”
Gilmar Caramuru de Sousa (1); Marília Lopes de Campos (3)
Centro de Educação/DHP/MONITORIA - 2008
3.      “Educação e Cinema: notas sobre algumas contribuições fílmicas para uma Educação Crítica”
Ana Carla Souza Ribeiro (1); Virgínia de O. Silva (3); Marília L. Campos (3)
Centro de Educação/DHP/PROLICEN - 2009
4.       “Do Passado Histórico à Contemporaneidade: Contribuição do Audiovisual à Formação de Professores”
Kelly Carneiro (1); Gilmar Caramurú (1); Marília Campos (3); Virgínia Silva (3)
Centro de Educação/DHP/MONITORIA – 2009

·         Roda de Diálogo – 20h50 às 21h50
Dinamizadora: Estudante Maria Silva - Comunicação Social/UFPB – COLETIVO COMJUNTO – CINECLUBE JMB

·         Encerramento – 22h


LEGENDAS