quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AQUI VALE TUDO, documentário de Riccardo Migliore

TEASER DO DOCUMENTÁRIO AQUI VALE TUDO
  
http://www.youtube.com/watch?v=szIfSAsbJmE

SINOPSE: 

O DOCUMENTÁRIO APRESENTA, DE FORMA INTIMISTA, MAS AO MESMO TEMPO ABRANGENTE, O MICROCOSMO DO MMA, OU "VALE TUDO" NA PARAÍBA. TREINOS, LUTAS, MAS TAMBÉM REFLEXÕES, SONHOS E SENDA ESPIRITUAL DOS GLADIADORES DE HOJE.  

INTRO: 


ESTE DOCUMENTÁRIO CONTEMPLA O MICROCOSMO DA LUTA DE MMA (MIXED MARTIAL ARTS, TAMBÉM CONHECIDA COMO  "VALE TUDO") NO ÂMBITO DA CIDADE PARAIBANA DE CAMPINA GRANDE, CENTRO QUE DEU ORIGEM A DIVERSOS CAMPEÕES, ALGUNS DOS QUAIS HOJE VIVEM EXCLUSIVAMENTE DA LUTA, SENDO ATLETAS PROFISSIONAIS, EM PAÍSES COMO INGLATERRA E EUA. AQUI, CONTUDO, O FOCO É MAIS NOS ATLETAS LOCAIS, ALGUNS SONHAM EM SE TORNAREM GRANDES, OUTROS TRABALHAM O DIA TODO, OUTROS TENTAM VIVER SÓ DE LUTA E AULAS DE "VALE TUDO", OUTROS ESTUDAM NA UNIVERSIDADE E PENSAM NUM FUTURO ONDE A LUTA SEJA APENAS UM HOBBY, O QUE RESSALTA A AMPLA HETEROGENIA QUE ENVOLVE O UNIVERSO DOS LUTADORES, MUITAS VEZES VITIMAS DE RÓTULOS QUE OS REDUZEM A PESSOAS IGNORANTES, BRUTAS E POUCO INTELIGENTES. ATRAVÉS DE ALGUNS ATLETAS, ALÉM DE LUTAS E TREINOS, VAMOS MOSTRAR AS PECULIARIDADES DE BAIRROS "HUMILDES" DE CAMPINA GRANDE QUE MUITAS VEZES SOFREM, ASSIM COMO OS LUTADORES, FORTES PRECONCEITOS SOCIAIS, ADVINDOS DE APRIORISMOS E LUGARES COMUNS.
AINDA, O DOCUMENTÁRIO VISA INDAGAR A INTIMIDADE DAQUELES ATLETAS QUE, DE UMA FORMA NATURAL, DESENVOLVERAM COM A NOSSA CÂMERA UMA RELAÇÃO MAIS EMPÁTICA: SONHOS, VISÕES, ESPIRITUALIDADE, SÃO ALGUNS DOS TEMAS RETRATADOS E ATRAVÉS DOS QUAIS, VEREMOS QUE LUTADOR NÃO É BEM AQUELE "ANIMAL" QUE COSTUMA SER CONSTRUÍDO E VENDIDO PELA CONVERSA FIADA E SUPERFICIAL PROMOVIDA POR AQUELA PARTE DA IMPRENSA CONHECIDA COMO A MAIS SENSACIONALISTA.  

NO FILME, UTILIZAMOS UMA LINGUAGEM PECULIAR DO DOCUMENTÁRIO OBSERVACIONAL NO SENTIDO MAIS CLÁSSICO DO TERMO, MAS TAMBÉM, RECORREMOS A ELEMENTOS EXPERIMENTAIS E ALGUNS DEPOIMENTOS INDUZIDOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS.

A PREVISÃO É DE LANÇAR O FILME (UM MÉDIA OU LONGA) EM 2012...



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

6a MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA (6TH HUMAN RIGHTS FILM FESTIVAL IN SOUTH AMERICA)

JÁ SAIU A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE:

http://www.cinedireitoshumanos.org.br

O DOCUMENTÁRIO "BARRAS E BARREIRAS, RETRATO DE KELLY ALVES" (DIREÇÃO RICCARDO MIGLIORE, PRODUÇÃO MARTINS ALVES, RICCARDO MIGLIORE), É UM DOS 47 FILMES EM PROGRAMAÇÃO (CONSULTAR O PROGRAMA 13 DA MOSTRA) E SERÁ EXIBIDO NAS 26 CAPITAIS BRASILEIRAS + BRASÍLIA DE 10/10 ATÉ 1/12 DE 2011.












SEGUE LINK DO PROGRAMA 13:

http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2011/html/p13.html

PARA QUEM QUISER SABER MAIS ACERCA DA PROGRAMAÇÃO CIDADE POR CIDADE (COM RESPECTIVAS DATAS, LOCAIS DE EXIBIÇÃO E HORÁRIOS), É SÓ ENTRAR NO SITE DO EVENTO (www.cinedireitoshumanos.org.br) E, NO LADO DIREITO, CLICAR EM UMA DAS 27 CIDADES. 

A ENTRADA É FRANCA PARA TODAS AS EXIBIÇÕES (EM TODAS AS CIDADES) E HAVERÁ COMPLETA ACESSIBILIDADE PARA PORTADORES/AS DE NECESSIDADES ESPECIAIS, INCLUSIVE "CLOSE CAPTION" PARA TODOS OS FILMES.

APROVEITO PARA SUGERIR ASSISTIR TAMBÉM O FILME "POLIAMOR", DO COLEGA JOSÉ AGRIPINO (SP), OLHAR INTERESSANTE E INÉDITO SOBRE A TENDÊNCIA DE ALGUMAS PESSOAS DE SE ENVOLVER EM RELAÇÕES MÚLTIPLAS. NO CURTA HÁ UM BOM DIÁLOGO CINEMATOGRÁFICO ENTRE ELEMENTOS FICCIONAIS E DEPOIMENTOS REAIS DE PESSOAS ORIENTADAS PARA A PRÁTICA DO "POLIAMOR". NÃO PERCAM! 

MAIS INFO SOBRE "BARRAS E BARREIRAS, RETRATO DE KELLY ALVES", FAVOR CONSULTAR O LINK:

http://onelovefilmes.blogspot.com/2011/03/barras-barreiras-retrato-de-kelly-alves.html

SÓ EM NOTA INFORMATIVA, NOSSO FILME É FRUTO DE UMA AUTO-PRODUÇÃO, OU SEJA, TRATA-SE DE UM FILME DE "ORÇAMENTO ZERO", PRODUZIDO SEM PATROCÍNIOS NEM APOIOS FINANCEIROS OU LOGÍSTICOS.
CONVIDO VOCÊS TOD@S A PARTICIPAR DA MOSTRA, PARA ALÉM DA EXIBIÇÃO DO MEU FILME, POIS TRATA-SE DE UM IMPORTANTE MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE DIREITOS HUMANOS, NO ÂMBITO DE UM EVENTO CINEMATOGRÁFICO ÚNICO NO MUNDO QUANTO À SUA EXTENSÃO (EXIBIÇÃO EM TODAS AS CAPITAIS ESTADUAIS, CAPITAL FEDERAL E ITINERÂNCIA INTERNACIONAL EM 2012). 

OBRIGADO,

RICCARDO MIGLIORE

(DIRETOR E PRODUTOR AUDIOVISUAL INDEPENDENTE, PARECERISTA CREDENCIADO SAV-MINC)

INFO tanofb@gmail.com
+83 88821181

One Love Filmes Independentes

domingo, 2 de outubro de 2011

DOCS ONLINE DE GRAÇA (FREE DOCUMENTARIES ONLINE)

Cinéfil@s, colegas realizadores e realizadoras, amig@s:

Para quem quiser assistir excelentes documentários online (de graça) vou repassar uma lista de sites da internet (rede mundial de computadores).

Em nota de premissa, quero realçar a importância, em termos de democratização de acesso, destas iniciativas de distribuição online, que se me permitem o termo, podemos considerar como formas de fazer "contra-cultura". Coloquei entre aspas pelo fato destas iniciativas serem meramente culturais, ou seja, são formas de fazer e distribuir cultura propriamente dita, contudo, tendo em consideração as produções normalmente veiculadas pelos grandes meios de comunicação de massa, o fato de distribuir gratuitamente os docs veiculados pelos canais WEB abaixo mencionados, pode ser considerado como uma atitude "antagonista" ou quanto menos contra-corrente, finalizada a desvendar a realidade (mesmo considerando a subjetividade inevitavelmente envolvida no processo criativo da realização "documental"), ao invés de anestesiar as consciências e/ou veicular e promover mero sensacionalismo, assim como acontece no caso das grandes emissoras midiáticas.

Começo então a enumerar sites da internet que representam verdadeiros portais do filme documentário (e em alguns caso do filme em geral, incluindo além do documentário, ficção, experimental, musical, animação etc):

- Culture unplugged é um site que promove certa conscientização, ou seja, um olhar crítico e original sobre a realidade através do meio fílmico. C.U. (senhoresd e senhoras favor notar os pontinhos, trata-se de uma sigla!!!!), promove três ou quatro festivais online todo ano, com assuntos variados (atualmente está tendo o festival "Green Unplugged", com filmes sobre meio ambiente, mas navegando pelo site é possível assistir filmes que participaram em outros festivais), como ecologia, humanidade, espiritualidade etc. Qualquer pessoa pode enviar seus filmes com legendas em inglês após preencher a ficha de inscrição online. Caso seu filme seja selecionado, vai concorrer a prêmios em dinheiro e menções honrosas (melhor filme segundo os realizadores, melhor filme segundo a audiência em geral etc).
No site pode-se escolher qual filme assistir por título, gênero (doc, ficção, animação, experimental, musical etc) e ainda por duração. Pode-se votar nos filmes (abaixo da tela há um item chamado "rate"), deixar um comentário ou ainda, optar por sustentar economicamente aquele artista com uma doação. 
Concluindo, Culture Unplugged é internacional, com estúdios em S.Francisco (EUA), na Índia e na Nova Zelândia.
Os filmes são falados na língua original com legendas em inglês. Há filmes brasileiros e lusófonos em português.
PS: Estão abertas as inscrições para o próximo festival, cujo tema vai ser a "Espiritualidade". Quem tiver filmes que de uma maneira ou outra se refiram à espiritualidade, preencham a ficha online e enviem para um dos escritórios da C.U.

O endereço é: www.cultureunplugged.com

- O Festival de documentários considerado o mais importante do mundo, o IDFA (International Documentary Festival Amsterdam) veicula a exibição de diversos docs que participaram das edições passadas do festival (incluindo filmes brasileiros e/ou lusófonos), através do canal:   

http://www.idfa.nl/industry/idfa-tv/films-and-trailers/Free-Documentaries-A-Z/worldwide.aspx

Note-se: pode-se escolher por país ou através do índice alfabético.

- A aliança de festivais de filmes documentários, a DOC ALLIANCE* disponibiliza filme online, também de graça e é bom ressaltar que filmes conorrentes nestes festivais (assim como no IDFA, acima) passam por seleções compostas por milhares de filmes, pois a qualidade é realmente alta. Pode-se assistir os filmes de graça através do link:   

http://docalliancefilms.com/film/free

Mas no site há como optar também por assistir ou fazer download de outros filmes cujo preço é realmente acessível.
 
*Os festivais que compõem a DOC ALLIANCE são os seguintes:

The Doc Alliance festivals:
CPH:DOX Copenhagen www.cphdox.dk
DOK Leipzig www.dok-leipzig.de
Jihlava IDFF www.dokument-festival.cz
Planete Doc Festival Warsaw www.docreview.pl
Visions du réel Nyon www.visionsdureel.ch

     
Lembro que, além da participação num destes renomados festivais se pode tentar a submissão do filme para que seja exibido online no canal acima.

- Outro conceituado Festival de Filmes Documentários que disponibiliza alguns filmes online é o canadense HOT DOCS, no link:

http://www.hotdocs.ca/festival/the_hot_docs_collection 

Hot Docs é um festival conhecido e tido como importante no  circuito mundial do documentário, mas ao contrário dos festivais acima, a inscrição no Hot Docs NÃO é gratis, ou seja, tem que se pagar para se inscrever, se não erro 30 US $ até dezembro, e um pouco mais no último prazo, em janeiro. O próximo Hot Docs será em abril de 2012. Mais info no site: www.hotdocs.ca

- Há filmes documentários italianos  "clássicos" (todos os curtas de Vittorio de Seta, algo de Libero Bizzarri e de Florestano Vancini) no site da Fondazione Libero Bizzarri:

http://www.fondazionebizzarri.org/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=5

Só é preciso fazer o download (gratis) do REAL PLAYER.
 
- Ainda, há filmes online (pode-se escolher por título ou por ano), no site da universidade inglesa Goldsmith University, de Londres, onde há um curso de Mestrado e também um Doutorado em Antropologia Visual (os filmes online são os trabalhos finais dos alunos desta Pós-Graduação, uma das poucas no mundo especificamente em Antropologia Visual):

http://www.gold.ac.uk/visual-anthropology/student-work/

Se para os cinéfilos é um prazer assistir, para @s realizadore/as isso é uma OBRIGAÇÃO e faz parte do crescimento profissional! "Assista um filme por dia", me disse uma vez o Renzo Rossellini, produtor e professor de cinema, filho do Mestre do Neorealismo italiano, Roberto Rossellini.

Boa visão e caso conheçam outros sites fazer "democratizem" os links, ou seja, me informem, obrigado!
Info e contatos: tanofb@gmail.com